segunda-feira, 7 de abril de 2008

______________________________

PECADOS, CONFISSÕES E BÊNÇÃOS, por Anderson Souza.



O título do vídeo linkado abaixo nos traz (simplificadamente) indícios de um relacionamento divergente entre a Igreja Católica e seus fiéis. Segundo o Vaticano, novos pecados surgiram, fruto do nosso mundo moderno. Com isto, além dos sete já existentes, conhecidos como pecados capitais, avareza, gula, ira, luxúria, preguiça, soberba e vaidade, o Papa Bento XVI decretou outros seis: fazer modificação genética, poluir o meio ambiente, causar injustiça social, causar pobreza, tornar-se extremamente rico e usar drogas. A Igreja também reivindica o fato dos cristãos não mais se confessarem, sendo assim, não seguirem as recomendações para se receber o perdão divino.

Mediante tal questão, busquei saber entre católicos e membros da própria Igreja o que achavam das declarações e decretos do papa ao seu rebanho. Evitei, então, pessoas de outras religiões, pois não era minha intenção alimentar qualquer tipo de intolerância religiosa.

Em meio a toda essa polêmica, além de outras envolvendo padres a outros escândalos, a mídia é acusada de divulgar coisas sem sentido, “uma espécie de campanha contra a Igreja Católica por parte dos meios de comunicação”, disse monsenhor Gianfranco Girotti em entrevista ao jornal do Vaticano L´Osservatore Romano.

Bom, sugiro que assistam ao vídeo e tirem suas próprias conclusões. Ah, não esqueçam de comentar a respeito do tema em nosso blog sobre o que leram, viram, ouviram e refletiram nesta matéria. Quem sabe poderemos ampliar este debate e assim conseguirmos as tão esperadas bênçãos. O que nos falaria Zaratustra hoje em dia?

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Anderson pelo vídeo. Está muito bom. Os sete pecados já eram; mais seis é apenas o começo, porque em breve o ciberpecado entrará em vigor e "amaldiçoado aquele que clicar em mouse alheio, enviar e-mails por prazer, troçar de outros no messager, ocultar, maquiar, mistificar e burlar nomes de pessoas e cousas, utilizando de ferramentas da web, tais como orkut ou diabo que que o valha",

Jailson.

Anônimo disse...

Olá meu amigo de classe, saudade!!!

Muito bom seu video, abordagem interessante, deu até saudade da correria que era pra editar uma fita na facu... Bem o assunto é polêmico, e por ser tão delicado é que eu achei uma falha dentro daquilo que estudamos no Jornalismo(obívio que se tratando do Mídia Rebelde, essa falha faz sentido), polêmica é um prato cheio...

Na finalização do depoimento de um dos entrevistados você tenta ímpor sua opinião sobre o assunto, no momento em que afirma que "Jesus Cristo também é um pecador". Eu acredito que esse tipo de interferência pode mascarar a opinião de determinados entrevistados caso ele já não tenha uma formada, melhor deixar o entrevistado discorrer a respeito do tema sem interferêciais pessoais,isso demonstra mais clareza a respeito do assunto em questão, seja ele qual for... Bem, mesmo assim a matéria esta muito boa(sem me tornar repetitiva), com a escolha de músicas e outros fatores que nós sabemos que dão uma estética melhor ao video, PARABÉNS!!!

Flaviana Salgado

Arquivo do blog

Informações sobre o Blog