______________________________
A VOZ DA EXPERIÊNCIA, por Anderson Souza.
Esta semana procurei saber nas ruas a opinião das pessoas sobre a relação entre crimes e o desemprego que assola o Brasil. Na primeira entrevista, resolvi trabalhar apenas com uma personagem, o militar aposentado Antônio Argôlo, de 89 anos. Nascido na extinta Fazenda Boa Vista, em Santo Antônio de Jesus, veio para Salvador ainda adolescente; tempos depois, aos 19 anos, entrou para a polícia. Casado e pai de sete filhos, está sempre disposto para conversar e relatar acontecimentos passados e presentes.
O vídeo é resultado de uma conversa que durou pouco mais de uma hora, condensada em aproximadamente oito minutos. Violência, política, desemprego são os focos dessa que acredito ser uma rica entrevista. Confiram e discutam o tema exposto. Pois, se por um lado a opinião e a experiência dos antigos deve ser sempre respeitada, isto, definitivamente, não significa que eles estejam sempre com a razão. Por outro lado, entretanto, também é provável que, nesse caso, o entrevistado não esteja errado. Pelo menos em parte.
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
O entrevistado é um "velho" com ideias velhas, dizer: "...rouba porque tem inclinação para o mau..." é ridículo. Mas é descupável pois provavelmente ele vive num casulo de seu próprio tempo.
Alguns comentários postados nesse espaço são no mínimo preconceituosos. Não perceber a abrangência da criminalidade da mente humana é certamente ser um "entrevistado "velho" com ideias velhas". Mas é descupável, pois, provavelmente o infeliz comentador vive num casulo de seu próprio tempo, ou seja, prisioneiro de pseudo-teorias que oferecem a violência apenas como resultado de questões econômicas-sociais, eximindo-a da questão primordial de que nós homens (humanos) somos todos animais.
Abraço Anderson,
Alan
Postar um comentário