______________________________
Sobre as Greves (de novo), por Carlos Baqueiro
Por greve entende-se a parada do trabalhador em seu local de trabalho, devido a problemas econômicos, sociais e políticos que não puderam ser resolvidos por outros meios.
Quanto aos problemas econômicos já os conhecemos muito bem. É o caso de faltar dinheiro no fim (ou mesmo no meio) do mês para comprar pão, ir ao cinema, dar uma chegada no motel, etc.
Mas devemos ter consciência‚ de que estas questões econômicas estão relacionadas com as questões sociais e políticas. E o que são as questões sócio-políticas ? São a forma de governo, a forma de economia, a forma de educação, a forma de viver.
Quando compreendemos que precisamos sempre de mais dinheiro para viver devemos tomar cuidado e sempre pensar mais adiante. Quando nós lutamos APENAS por um salário melhor corremos o perigo (e isto já está acontecendo) de estarmos sempre no mesmo ponto de partida, sempre correndo atrás do prejuízo.
Devemos compreender com isto que também precisamos aprender sobre política, sobre a melhor forma de organização política e social, sobre como mudar para o que nós queremos (e se aprendemos se a greve serve para isto). Assim o trabalhador deve possuir os conhecimentos necessários para conseguir pelo menos a sua independência intelectual.
Mas para que serve uma greve agora, com a maioria dos trabalhadores querendo apenas aumentos de salário ? Serve para que as pessoas se toquem e descubram que não podemos viver em um ciclo ininterrupto de estupidez e miséria, servindo inclusive a interesses dos mais "espertos".
Serve para ensinar ao trabalhador a ser solidário com o outro trabalhador. Serve para permitir que o trabalhador comece a entender a estrutura de classes em que vive, onde alguns mandam, e usufruem das riquezas produzidas pela sociedade e outros têm de obedecer e manter toda aquela riqueza. Serve para ensinar ao trabalhador que, sem ele, o CAPITAL e OS MEIOS DE PRODUÇÃO não saem do lugar.
E, no fim das contas, serve, também, para ganharmos mais alguns trocados e comprarmos livros para ler, aprendendo sobre tantas outras coisas. E quem sabe, aprendermos a mudar o mundo.
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
"para que serve uma greve agora, com a maioria dos trabalhadores querendo apenas aumentos de salário ? Serve para que as pessoas....." coloquem a cabeça no travesseiro e durmam com respeito merecido de um trabalhador que se dá ao respeito e foi à luta! Trabalhador que se fez presente na luta contra este sistema de exploração, que é o capitalismo e as suas mil e uma forma de expressão/ exploração daa humanidade!!!
ass.: KYW
Para que serve a greve? serve para determinados grupos garantirem seus benefícios, em quanto outros grupos fica a mercê dos mesmos que determinam a greve, e não dão apóia a os trabalhadores que não gozam do beneficio da seguridade trabalhista. Fazem greve àqueles que tem este privilegia e não dão a mínima importância às classes de trabalhadores terceirizados que são impedidos de adentrarem aos seus locais de trabalho, pois não tem nada a ver com o movimento e ficam reféns de um sindicato que só tem olho para uma determinada grupos de trabalhadores, e esquece que o outro grupo dá seu suor e até mesmo a sua própria vida para que este determinado grupo tenha seus salários bem remunerados e nunca são lembrados na hora da troca dos seus contratos.
Um trabalhador terecerizado
Ao ler seu texto me veio a lembrança da musica de Chico buarque "roda viva", e a roda não para de girar...
- Tem dias que a gente se sente
Como quem partiu ou morreu
A gente estancou de repente
Ou foi o mundo então que cresceu
A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega o destino pra lá
Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda peão
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração.-
Belo texto, Carlos! Parabéns! A greve é onde nos lembramos que somos trabalhadores, explorados por essa classe burguesa parasitária. No dia a dia a midia burguesa, a religião, e a escola tentam nos empurrar a idéia de que somos todos iguais, para que não lutemos. O principal objetivo da greve seria criarmos a consciência de que unidos podemos lutar por algo maior, a libertação completa do capital, fazermos a Revolução Social, mas infelizmente com estes sindicalistas burocratas e vendidos, a greve não avança para uma conscientização maior. Mas unidos, somos fortes, e haveremos de continuar nessa luta pela libertação contra o capital.
O povo unido jamais será vencido!!!
Postar um comentário