quarta-feira, 7 de maio de 2008

______________________________

Defesa de Dissertação sobre Pedagogia Libertária

João Neto, professor de história, dentre outras tantas coisas, estará defendendo sua dissertação de mestrado neste dia 9 de Maio de 2008, a partir das 14 horas.

O tema de sua dissertação é Educação Anarquista e Pedagogia Libertária: Caleidoscópio de uma História.

A defesa acontece no auditório da FACED (Faculdade de Educação da UFBA), no Canela, em Salvador.

A defesa será transmitida ao vivo pela Rádio FACED.

Encontramos nos nossos alfarrábios uma "fala" de Bakunin (anarquista bem conhecido, pelo menos pelos próprios anarquistas) que pode convencer a quem não conhece a pedagogia libertária a dar uma chegada na defesa de João Neto:

"A primeira questão que temos de considerar hoje é esta:

Poderá ser completa a emancipação das massas operárias enquanto recebam uma instrução inferior a dos burgueses ou enquanto haja, em geral, uma classe qualquer, numerosa ou não, mas que por nascimento tenha os privilégios de uma educação superior e mais completa?

Propor esta questão não é começar a resolvê-la ? Não é evidente que entre dois homens dotados de uma inteligência natural mais ou menos igual, o que for mais instruído, cujo conhecimento tenha se ampliado pela ciência e que compreendendo melhor o encadeamento dos fatos naturais e sociais, compreenderá com mais facilidade e mais amplamente o caráter do meio em que se encontra, que se sentirá mais livre, que será mais hábil e forte que o outro ? .
.
Quem souber mais dominará naturalmente a quem menos sabe e não existindo em princípio entre duas classes sociais mais que esta só diferença de instrução e de educação, essa diferença produzirá em pouco tempo todas as demais e o mundo voltará a encontrar-se em sua situação atual, isto é, dividido em uma massa de escravos e um peque­no número de dominadores, os primeiros trabalhando, como hoje em dia, para os segundos".

Em tempo: O texto foi encontrado no livro-coletânea Educação Libertária, da Editora Artes Médicas, e seu autor vivia no final do século XIX ao escrevê-lo.

Um comentário:

Divyam Anuraghi disse...

Contribuição socialista libertária para esse wikibook:

http://pt.wikibooks.org/wiki/Design_de_M%C3%ADdias_Participativas/Fundamenta%C3%A7%C3%A3o_Te%C3%B3rica/Intelig%C3%
AAncia_Coletiva/O_que_%C3%A9_a_Intelig%C3%AAncia_Coletiva%3F

O que é inteligência coletiva?

Arquivo do blog

Informações sobre o Blog