______________________________
Relembrando o 1º de Maio de 1886*
Alguém já disse que o mundo agora é uma "aldeia global", já que todos podemos saber em instantes o que se passa em qualquer lugar da Terra. No século XIX a realidade era muito distinta. Mesmo com as dificuldades em comunicações naqueles anos, se extende pelo mundo, e permanece ainda, o protesto solidário na parada de 1° de Maio.
Os trabalhadores têm perdido sua combatividade, constituindo-se em apêndices de Partidos Políticos que só aspiram ao poder e não a uma transformação deste milenar sistema de dominação e exploração com distintos rótulos. Os anarquistas sempre brigaram para que os trabalhadores (motor básico de toda sociedade) busquem em suas lutas a posse dos meios de produção, das riquezas sociais e participem nas conquistas tecnológicas, que hoje poderiam reduzir mais ainda o horário de trabalho. E no entanto, só aumentam o desemprego e sua conseqüência, a marginalização de milhões de seres. Sobretudo no chamado Terceiro Mundo.Os governos firmaram uma declaração de direitos humanos, que por certo não se cumpre. Aumenta a repressão, a falta de moradia, higiene, saneamento e aumenta pavorosamente a contaminação ambiental por parte de quem, com uma total inconsciência de seus próprios riscos, está envenenando o planeta.
O 1° de Maio de 1886 assinala um fato construtivo do movimento operário e a conseqüente repressão de um regime de poder que se sentiu lesado. Lutou-se pelas oito horas de trabalho, logo estabelecidas em quase todos os países industrializados. Mas foram enforcados os trabalhadores anarquistas que iniciaram tão justa reinvidicação, acusados de crimes que se sabia não haviam cometido.Não é com um dia por ano que homenagearemos a quem lutou por todos, mas com o exercício constante de solidariedade e de capacitação maior para participar em todas as áreas de produção.
O sentido da luta do 1° de Maio deve estar presente em nosso dia a dia. Vamos delegando nossos direitos e o sistema se mantém, com seus exércitos, suas guerras, seus constantes genocídios, para findar com qualquer rebeldia.
Construamos um mundo melhor, a partir de nossos lares, locais de trabalho, em nossos bairros. E então, aquele 1° de Maio de 1886 não terá sido em vão.
*Transcrito de Opcion Libertaria, 15,
Abril de 1991 - Montevideo
4 comentários:
valew pelo texto...vou pôr no blog.
Abraços fraternos
--Mindox
1º. de maio
dia de LUTAR!!
os partidos políticos (de esquerda e direita) transformaram a memória do movimento operário numa demonstração circence, com seu palhaços, domadores etc...
para saber do que estou falando mais veja às 80:00 a "voz do brasil" com bernades e o seu digníssimo marido: o James Bond
Ass.: kyz
concordo, pois as lembranças deveriam ser encaminhadas para a resistência ao trabalho (redução da jornada de trabalho) e não para a confraternização entre o trabalho (o patrão) e o explorado nesta relação tão desigual...
ass.: zyk
numa cidade pequena ,no alto sertão alagoano o primeiro de maio não passou batido .nós do colide (coletivo lebertário delmirense)mostramos a cara em mais uma manifestação, mostramos para a sociedade que é preciso lutar e resistir sempre.anarquia rumo a um mundo melhor.
Postar um comentário