______________________________
A Biblioteca José Oiticica precisa de ajuda, por Grupo de Apoio à Biblioteca
A Plebe - Março de 1934
Antônio Fernandes Mendes reside, desde o início dos anos 70, em sítio localizado no fim de linha de Valéria, bairro de Salvador. Natural de Quixeramobim, no Ceará, já era desde a década de 60, antes do golpe militar, educador de trabalhadores rurais, e cuja linha de trabalho baseava-se no método de Paulo Freire. Este foi, inclusive, um dos motivos pelo qual teve de sair de sua terra natal e se deslocar pelo país, fugindo dos militares, numa espécie de exílio interno, até chegar na Bahia.
Aqui em Salvador, desde sua chegada, vem promovendo cursos de hortas e jardins, permacultura, educação ambiental, práticas alternativas de medicina natural. Praticante da agricultura ecológica implantou a primeira horta com aquela técnica em Salvador (Horta Natureza), abastecendo os principais restaurantes naturais da cidade.
Atualmente, continua seguindo esse modelo em seus cursos na área ambiental. Pertence ao Clã (genealogia) de Antonio Vicente Mendes Maciel (Antônio Conselheiro), fundador da cidade de Canudos. Está atuando também em projetos de alfabetização ecológica, farmácia natural e produção de mudas.
Realiza também dezenas de encontros sobre educação ambiental em Valéria com escolas públicas, comunitárias, particulares e universidades, tendo sido escolhido, inclusive, o sítio como local de estudos e pesquisas de professores e estudantes universitários (UNEB, UCSAL).
É em seu sítio, em Valéria, que ele imaginou e vem tentando estabelecer o Instituto Sócio-Ambiental de Valéria (ISVA). E é dentro deste projeto de vida que nasceu a idéia da Biblioteca José Oiticica, homenagem ao livre pensador carioca que viveu intensamente na primeira metade do século XX, combatendo o autoritarismo e o oligopólio do conhecimento.
A Biblioteca é composta por livros de quaisquer assuntos, e que são doados por aqueles que acreditam na possibilidade de existência de instituições comunitárias e autônomas, que tenham o simples objetivo de levar conhecimento aos moradores, crianças e adultos, que moram na localidade, além de poder tornar-se um centro de estudos práticos em educação libertária e ecologia.
Para quem não conhece, o bairro de Valéria está situado na periferia de Salvador, ao lado esquerdo da saída da BR-324, e está incluído entre os reconhecidos pela Secretaria Municipal de Educação como um dos que possuem um crescente déficit de escolas. Segundo dados da Secretaria, em Valéria existem apenas três escolas que oferecem o ensino infantil e fundamental (até a 4ª série).
Antonio Mendes e um grupo de apoio ao ISVA, e à sua Biblioteca, estão buscando auxílio para melhorar a infraestrutura do prédio onde ela está localizada. Telhado, pintura, entre outras coisas precisam de melhoria. Assim estão promovendo uma campanha de ajuda financeira.
Vejam o vídeo criado pelo grupo e se puderem, colaborem.
Banco do Brasil. Agência : 1599-7 Conta Corrente : 8.803-X
Contato direto com o ISVA : institutovaleria@ig.com.br
sexta-feira, 11 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário