______________________________
AÇUCENAS & GUERNICAS, por El Brujo
O grande poeta espanhol Federico García Lorca (1898/1936) nos dizia que:
"O teatro é um dos mais expressivos e úteis instrumentos para a construção de um país, barômetro que marca a sua grandeza e sua decadência."
Ele obviamente sinalizava, com sua perspicácia de dramaturgo, que só:
"Um teatro sensível e bem orientado pode mudar em poucos anos a sensibilidade do povo..."
Vislumbrava, também, que:
"um teatro arruinado pode degradar e adormecer uma nação inteira."
Visto que a sua preocupação, naquele momento, era que o pior aflorasse, como erva daninha, sobre o solo da velha Europa e do novo Mundo:
"Neste momento dramático [stalin/mussuline/gal. franco/hitler/vargas/perón/etc] do mundo o artista deve chorar e rir com seu povo."
E ciente da importância, bem como da necessidade de uma resistência revolucionária contra os caminhos totalitários iniciados nos primeiros anos do século XX, conclamava – ele, o Lorca – à todos para posicionar-se diante do avanço das forças retrógadas do capitalismo:
"É preciso deixar de lado as açucenas e enfiar-se na lama até a cintura para ajudar aos que procuram as açucenas."
E, assim como nós do mídia rebelde, o poeta ansiosamente sonhava:
"Particularmente eu tenho a ânsia de me comunicar com os outros. Por isso bati às portas do teatro [e nós no mídia rebelde] e ao teatro consagro toda a minha sensibilidade".
Em Espanha as ervas daninhas ocuparam todos os espaços... e a poesia. a liberdade e o socialismo libertário foram condenados à morte por artefatos reluzentes e barulhentos solicitados pelo ‘gal. franco’. E enviados pelo ‘cabo hirtler’ nas asas de açucenas transfiguradas em aves de rapina.... O resto da história, espero eu, vocês já conhecem: GUERNICA pintada por Picasso, mas em realidade uma obra de arte macabra realiza pelos nazistas alemães!!!!!!!!!!!!
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
1.se é um blog, não é tão subversivo assim..
2.Lorca é sempre uma boa referência.
Postar um comentário