______________________________
Escola e Biblioteca Comunitária Professor José Oiticica:
O anarquismo nosso de cada dia, por Eduardo Nunes
O anarquismo sempre escandalizou as pessoas, pois sempre esteve associado aos atos terroristas e à bagunça. Como filosofia, preconiza a liberdade e a justiça social, sendo compreendida por seus pares, como a mais alta expressão da ordem. Viver de forma livre, sem autoridade e de forma organizada tal é o princípio máximo dos anarquistas, daí serem taxados de utópicos, sonhadores, idealistas.
Os anarquistas organizados em sindicatos e associações colocaram suas idéias em prática, através de movimentos revolucionários, essas ações, infelizmente, funcionaram em poucos períodos da história, não sem contradições, mas foram sufocadas pelas armas inimigas da liberdade. Outros tentaram e, alguns, ainda tentam colocar em prática seu ideal nas experiências comunais, em pequena escala, no dia-a-dia, vivendo em constantes conflitos com a sociedade dominante capitalista ou estatal.
Não somos astrólogos, nem videntes para imaginar o futuro e não temos bola de cristal para sabermos o que vai acontecer com a humanidade, em vista disso, os anarquistas procuram intervir para modificar a situação de opressão e desigualdade em que vive a maioria das pessoas. Essas ações, teóricas ou práticas, constituem-se nos objetivos principais dos libertários.
A educação é um dos pontos principais para a ação libertária. A pedagogia libertária constitui-se numa das tentativas mais consistentes de intervir e interferir para a formação de pessoas destituídas de um comportamento autoritário. Os principais pensadores libertários sempre estiveram preocupados com a educação e alguns experimentaram novos modelos pedagógicos para atuarem em suas cidades, bairros, comunidades.
Aqui em Salvador, estamos desenvolvendo uma proposta educacional libertária no bairro de Valéria, inspirada nos modelos autogestionários e fortemente preocupada com a questão ambiental. Lutamos pela criação de uma escola viva, ao ar livre, junto à natureza, mas perto dos livros, tendo como princípio a solidariedade, a liberdade e o livre-pensar. Uma escola sem currículos pré-definidos, sem avaliações, sem autoritarismo. Uma escola para quem queira estudar, sem pressa, sem horários e entenda que é preciso respeitar a natureza e o ser humano.
Quem quiser conhecer...
Escola e Biblioteca Comunitária
Prof. José Oiticica
Estrada da Valéria, 103, BR-324, km 11
Salvador - BA
2 comentários:
... exercícios, práticas, vivências e convivências libertárias...
Necessário se faz, pois, fortalecer esses pequenos espaços, que multiplicados podem fazer do amanhã um sonho real.
Tão real que se poderia sentir a sua textura e, também, o seu cheiro entremeados de liberdade, igualdade e querer bem entre os homens e mulheres de boa vontade!
Ass.: kyz
parabens!! viver a utopia! e(*é) sair da imaginação! viva a revolução social libertária!
Postar um comentário