quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Olá, a todos,
.
O Seminário A Doutrina do Pensamento Único acontecerá dias 16 e 17 de Outubro, a partir das 19 horas...
.
O local é o Sindicato dos Petroleiros, na Rua Marujos do Brasil, 20, Tororó, Salvador, Bahia.
.

A Entrada é Franca.
.
Quem puder repassar essa mensagem para colegas de trabalho ou de escola, que se interessem pelo assunto, seria legal.
.
O Seminário pretende discutir sobre algumas idéias que surgiram nos anos 90 acerca da possibilidade de uma "elite" econômica estar conseguindo fazer com que todo mundo pense uniformemente.Ignacio Ramonet, Cornelius Castoriadis e Noam Chomsky foram alguns dos pensadores que perceberam que isto estava acontecendo de uma forma sistemática.
.
Queremos agora debater acerca de seu funcionamento e analisar formas de combater essa sistematização...Por isso as apresentações sobre o Controle de Mídia, a Educação Libertária, a Ecologia Social e sobre Autogestão e Ação Direta...
.
Mais informações ?
.
Leia o texto de Castoriadis:http://diplo.uol.com.br/1999-12,a1592
.
Valeu,
.
Carlos Baqueiro

Um comentário:

Anônimo disse...

colocando mais 'lenha da fogueira':

A formação da mentalidade submissa

por Vicente Romano


A manipulação

Além de insígnia militar romana e de pequena estola ornamental dos sacerdotes, o manípulo, era também o punhado de forragem que se punha diante do burro, de forma a que o não pudesse alcançar, para que, ao persegui-lo, o animal carregasse ou puxasse a carga que outrem lhe destinara.

Segundo os dicionários, manipular significa "operar com as mãos, trabalhar demasiado alguma coisa, manuseá-la, manejar as coisas a seu modo ou intrometer-se nas coisas alheias" e, por fim, "intervir com meios hábeis ou, por vezes, astuciosos, na política, na sociedade, no mercado, etc., com frequência para servir interesses próprios ou de terceiros".

Desta forma, etimologicamente, manipulação acaba por ser uma intervenção consciente num dado material com um fim determinado. Neste sentido, diz-se que o oleiro manipula a argila ou que o realizador de cinema ou de televisão manipula as imagens filmadas. Aqui, vamos referir-nos à manipulação dos conteúdos de consciência, das mensagens dos meios de comunicação no seu sentido mais lato. Trata-se de uma intervenção com consequências sociais e, portanto, de um acto político.



leia mais:



http://resistir.info/varios/mentalidade_submissa

Arquivo do blog

Informações sobre o Blog