sexta-feira, 24 de outubro de 2008

______________________________
.

Homenagens às Eleições !!!!



O texto abaixo, escrito por um militante anarquista de Brasília, foi publicado na edição de número 21, de Outubro de 1987, do Jornal O Inimigo do Rei, :

"Nós, anarquistas ou libertários, por uma coerência de ideal, devemos aproveitar as próximas eleições para encabeçarmos uma campanha a nível nacional do voto nulo. Através dos coletivos de cada cidade ou mesmo individualmente, propagar nossos ideais aproveitando o descontentamento popular evidenciado de forma efusiva nas últimas eleições.

Sabemos que a postura mais condizente com a nossa proposta seria a abstenção ao voto, mas como somos obrigados arbitrariamente a praticar este ato inútil, o voto nulo, se consciente, pode ter o mesmo efeito. Estes podem ser os primeiros passos para chegarmos a uma sociedade autogestionária, em que cada um represente a si mesmo".



E Bakunin, em uma de suas mais deliciosas opiniões a respeito daqueles que se diziam defensores do povo:

“Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários.

Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e por-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana.”

3 comentários:

Lucas disse...

pena que em 87, com 4 anos, eu não lia o inimigo do rei! ; ) 00 confirma, nulo neles.

kahmei disse...

Nulo neles denovo!!
hehe
Porque politica não é para politicos...

Anônimo disse...

INFELIZ DO HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM.............

Arquivo do blog

Informações sobre o Blog