segunda-feira, 20 de outubro de 2008

_____________________________

Visões do Seminário

Hoje estamos trazendo os dois primeiros vídeos com uma das apresentações dentro do Seminário.

Infelizmente, graças à incompetência técnica de quem produziu o evento, o áudio desta apresentação saiu bem ruinzinho. As próximas não estão tão ruins.

Na apresentação Carlos Baqueiro dá uma idéia inicial do que vem a ser a Doutrina do Pensamento Único. Fala também sobre os pensadores que abordam a doutrina, como Ignacio Ramonet, Cornelius Castoriadis e Noam Chomsky.

_____


***

Sim.

Aproveitando este post gostaria de deixar aqui meus protestos contra parte da imprensa brasileira que se utilizou, durante a semana que passou, de um fato de relevância apenas na esfera privada, transformando-o em uma "novela" de conotação pública. "Jornalistas" como Sonia Abraão da Rede TV usaram e abusaram do direito (e do poder) que têm nas mãos para conseguir audiência (e grana dos patrocinadores, por osmose), interferindo, inclusive, no sucesso de negociações de cunho policial.

Uma situação que já parecia caótica, tanto pela complexidade que se dá em casos relacionados às paixões humanas, quanto pelo que parecia um certo despreparo das instituições policiais, ainda surgem, neste conflito que deveria ficar apenas na esfera privada, "jornalistas" que se travestem de psicólogos, especialistas em direito, donos de conhecimentos que devem ter a partir de revistas de variedades, também produzidas por eles, e interferem no andamento dos acontecimentos.

Inventaram, assim, um outro tipo de jornalismo. O Jornalismo Ativo, em que os repórteres, editores, fotógrafos, câmeras, radialistas, etc, estão inseridos na notícia, e têm a possibilidade de levarem os fatos para onde bem desejarem, mesmo sabendo que vidas humanas estão em questão.

Infelizmente, nada deverá acontecer com aqueles "jornalistas". Nem com as emissoras ligadas a eles. Nem sei mesmo se nas suas cabecinhas de especialistas em generalidades eles teriam condições de entender a merda que ajudaram a construir.

Uma coisa em minha mente é certa: Os limites vão sendo ultrapassados e a cada dia ficamos com menos privacidade (lembrem-se também das câmeras de ACM Neto), até mesmo quando a morte nos espreita. Tudo é possível em nome da audiência.

grato,

CB

4 comentários:

Anônimo disse...

Tanta coisa que dá vontade de dizer, mas vou tentar ser sucinta... a "grande" mídia, prova novamente "qual a sua importancia e qualidade", sentimento de tristesa pela situação é claro, e de nojo por essa corja. Agora alem de médico e louco e técnico de seleção todo mundo quer ser negociador.. aff



Helen Torrecillas

Idéias tronchas disse...

Esses "jornalistas" já se assemelham a déspotas esclarecidos.
São eles os "entes iluminados da modernidade."
Quem diria...

(Aproveito e parabenizo-os pelo seminário. Eu estive lá e gostei muito.)
Abs,
Vera

Anônimo disse...

vejo 'crianças' crescidas diante da TV, vendo// assistindo à pornô-chanchada da ‘chucha, que dialeticamente vai construindo valores da cidadania-consumista (sic?!?!) próprios da pequena-burguesia egoísta, egocêntrica, que tudo que vê quer para si: seja gente, seja bicho....

busco nas palavras de louk hulsman (abolicionismo penal) o entendimento sobre o crime e o castigo oriundos das entranhas da teologia judaico-cristã:

... a punição é "uma forma de interação humana em diversas práticas sociais: na família, na escola, no trabalho, nos esportes. Nesse sentido, todos conhecemos seus papéis, o passivo de ser punido e o ativo 'daquele que pune'"

Ass.: kyz

Anônimo disse...

"Nossa" imprensa é deplorável e se aproveita de tragédias para fazer sensacionalismo barato!

Arquivo do blog

Informações sobre o Blog