quarta-feira, 2 de julho de 2008

______________________________

Salvador anarquista: uma colônia Cecília pós-moderna?, Por Eduardo Nunes
.


“Pare o mundo que eu quero descer”
“Faça o que tu queres, pois é tudo da lei”
Raul Seixas

.
Estamos em 2010, teremos eleição para governador da Bahia. Wagner é o candidato preferido de todos os baianos, menos dos soteropolitanos. Aqui em Anarkópólis, novo nome de Salvador, os anarcoplitanos fizeram uma revolução pacífica em 2009, cansados de tudo: de joão, de ymbassaí, de walter e de neto. Resolveram autogerir a cidade e dividir em conselhos, comitês, quilombos e outros nomes. Existem agora 153 núcleos (comitês, conselhos, quilombos).
.
Através de uma deliberação eletrônica, sem fraudes, decidiu-se que não haveria construção de edifícios na orla. As áreas mais densamente povoadas foram desocupadas e os moradores transferidos para áreas menos povoadas ou “negociado” (entre aspas e parêntesis) com o governador uma faixa de terra na fronteira entre o Estado da Bahia e Anarkópolis. O governador disse que era fã de carteirinha também dessas idéias, assim como apoiou nas últimas eleições a três candidatos de diferentes partidos e nos bastidores ao quarto para que não ficasse de ciúmes.
.
Parece que o resultado dessa nova política foi a causa dessa nova mudança dos rumos da ex-cidade do Salvador. Toda a população aderiu, cansados de uma enrolação sem fim. A guarda municipal, recém-criada, dissolveu-se em apenas um ano de formada, não precisava mais, todos tiveram que arranjar novos serviços.
.
A SET, serviço de engarrafamento de tráfego, também faliu, não era possível administrar tantos núcleos e multar todos e tudo, já que os carros pararam de rodar, só se atravessa de um núcleo a outro a pé, ou de trenzinho elétrico ou barco a vela. Uma verdadeira revoluforma se instaurou nessa cidade que era de oxum, mas agora também de Raul, Bakunin, Louise Michel, Zumbi e Conselheiro.
.
O parque São Bartolomeu e os das outras regiões foram ocupados por indígenas e quilombolas, procurando preservá-los. O carnaval se desenvolveu por todo o ano de 2009: uma loucura, todos os mascarados, foram desmascarados. A capital do Estado foi transferida para Cachoeira e o aeroporto desativado (turista só se chegar de barco à vela), foi retirado o asfalto das pistas para que as lagoas e as dunas voltassem a aparecer. O Centro Administrativo também foi reaparelhado para funcionar escolas e áreas de lazer.
.
Levantes e insurreições não foram necessários, pois nem mesmo as forças armadas quiseram se envolver e bateram em retirada para Camaçari. Finalmente a sociedade alternativa pregada por Raul se tornou realidade na cidade d’oxum ficou assim: RaOxum Anarkópolis!!!
.
Tranqüilidade a todos...

8 comentários:

Anônimo disse...

rauzito (raul seixas), maconheiro velho de guerra:

"Sonho que se sonha só é só um sonho. Sonho que se sonha junto é realidade!"

Alvimar Bessa disse...

"A Liberdade é mãe da ordem, não filha." Kenneth Rexroth

Anônimo disse...

ótima escolha da ilustração. parábens. João

Anônimo disse...

Repercussões e ressonâncias de uma políticagem..

Anônimo disse...

Viva a maluqeira guerrilha anarco-espiritual

Anônimo disse...

muito bom, em 2010 Salvador e em 2014 a bahia toda será de Raullll

Anônimo disse...

gostei! ação por revolução!!

Help disse...

...e em 2020 será todo o Brasil de todos os guaranis...

Arquivo do blog

Informações sobre o Blog