quarta-feira, 11 de junho de 2008

_____________________________

Notícias Pegajosas..., por Carlos Baqueiro



Há uns 2 anos atrás, quando eu ainda estava cursando Jornalismo na faculdade, um dos professores pediu a equipe da qual eu fazia parte uma pesquisa sobre programas jornalísticos na Bahia.

Corremos para a frente da TV e assistimos alguns daqueles programas. Na TVE, TV Bahia, Aratu e Bandeirantes. Fizemos um quadro com o que foi noticiado e não foi para mim uma completa surpresa verificar que 70% das notícias eram as mesmas em todos os jornais. Será que outros fatos e acontecimentos não foram suficientemente relevantes para chamar a atenção de tantos editores de tantas mídias diferentes ?

Mas isso já era previsível. Não porque eu fosse dono de bola de cristal. Mas sim porque eu já estava entendendo, mais ou menos, como funcionava (e funciona) a grande mídia.

Lá pelos idos dos anos 90 assisti a um documentário chamado “A Fabricação do Consenso”, com apresentação de Noam Chomsky. Ali ele tentava passar a idéia de como via o funcionamento da grande mídia. E numa das passagens exemplificava a manipulação de notícias, elaborada pelos donos dos jornais, a partir da quantidade de informações lançadas para a população norte-americana referentes a dois acontecimentos.

O primeiro foi a invasão do Timor Leste, pelas Forças Armadas da Indonésia, pró-EUA. Esta invasão teve como consequência uma sistemática eliminação de milhares de timorenses, mas pouco foi noticiado pelas redes de informação norte-americanas. Em contrapartida, no mesmo período, o Camboja (anti-EUA) do ditador Pol Pot, que também assassinava seu próprio povo, era noticiado todos os dias. Para as redes americanas nem toda morte em massa seria relevante.

Há alguns anos atrás, em uma mesma semana, diversas capas de revista apresentavam o rosto de Paulo Coelho. Foi, para mim, até cômico ver tantas revistas numa banca, às vezes com as mesmas fotos, provavelmente entregues às redações pela Assessoria de Imprensa do escritor. Pior: Quando se abria as páginas das revistas boa parte das informações dadas eram bastante parecidas.

Esse comportamento da mídia pode ter vários nomes. Alguns estudiosos acharam belos nomes para isso: Agenda-Setting, Newsmaking, etc. Usar termos assim em inglês fica mais chique (e deixa a maior parte da população sem saber o que se passa de verdade). Mas tem muita gente que fica com as barbas de molho com esta forma de manipulação de notícias. E se pergunta: Estamos sendo enganados todos os dias ? Ou realmente aquelas notícias deveriam ter sido publicadas, devido ao seu grau de importância ?

E por que elas são publicadas em todos os canais de mídia ? Em todos os jornais impressos ? Por que a maior parte das notícias de um Jornal que se diz Nacional são elaboradas por jornalistas cariocas ou paulistas ? Por que pobre só aparece em notícia de invasão de repartição pública ou em notícias policiais ?

Assistam e leiam os jornais de hoje refletindo um pouco sobre o porquê das notícias que ali estão publicadas... e, se a canseira de um dia de trabalho permitir, permitam-se imaginar qual seria o jornal que editariam, do jeitinho que imaginam o mundo.

Se aquele jornal imaginário for igualzinho ao Jornal Nacional, ou ao jornal A Tarde (Folha, JB, etc.), do dia que seguirá, então será percebido da melhor forma possível que a tentativa de se fabricar consensos está tendo sucesso, infelizmente.

5 comentários:

Anônimo disse...

Bom texto, parece a tal da agenda única que já ouvi falar por aí. A pergunta é: depois de anos assistindo a esta mídia será que os jornalistas que virão não tomarão como "normal" este tipo de "unicidade"?

Unknown disse...

Excelente texto! Se há tanta mídia hoje, por que diabos veículos de comunicação só falam sobre os mesmos troços? O fato de jornais noticiarem sempre o mesmo já demonstra que não há interesse em divulgar outros assuntos importantes - que não atendam à burguesia.
Agora, que fazer a partir dessa constatação? Ora, é a gente se voltar para outras mídias, mais sinceras, éticas...
São exemplo - além do Mídia Rebelde - blogs como o comunidadeeditoria.blogspot.com

Anônimo disse...

É muito facil ver o porque as empresas de comunicaçao só publicam o que elas querem. Colocar em notícia apenas o que é de importancia para o governoe para os patrocinadores, sem se preocupar com o que é de real importância para o publico, mas tb o povo tem sua parcela de cupa, vejam o casa da menina Isabella Nardoni,morta recentimente quantos e quantos dias a mídia só falava a todo momento desta tragedia. temos-nos tb uma parcela de cupa por estas repoetições.Este é o meu ponto de vista.

Anônimo disse...

Prezado CB!`
É sempre bom acompanharmos o resultado positivo de um trabalho bem feito.
Parabéns a todos do Mídia Rebelde pelos 10.000 acessos.
Gideoni Nery

Anônimo disse...

A MÍDIA INDEPENDENTE E/OU ALTERNATIVA TA AÍ PARA MUDAR ISSO
ESCREVO PARA DOIS BLOGS NO MOMENTO
O comunidadeeditoria.blogspot.com
E O inversoeaocontrario.blogspot.com ALÉM DE COLABORAR COM O retomadaeminente.blogspot.com E PARTICIPAR DE VÁRIOS JORNAIS IMPRESOS E VIA INTERNET
E NÃO FAÇO ISSO TUDO A TOA NÃO
EU REALMENTE ACREDITO NO POTENCIAL DE UMA MÍDIA DIFERENTE COMO A NOSSA
TAMO JUNTO
PODE CONTAR PARA O Q DER E VIER
SÓ COM UNIÃO CHEGAREMOS LÁ
fabio da silava barbosa

Arquivo do blog

Informações sobre o Blog