segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

______________________________

Nada Interessante...




As vêzes a gente vai ficando velho e se bate com uma crítica de alguém de menos idade:

- Ah, você está muito amargo...

Ummm... Mas não gosto desse adjetivo... prefiro, mesmo que se pareçam a mesma coisa, o termo sarcástico.

Acho que dizem isso porque pessoas mais velhas não se acostumam com as novidades. Isso desde o começo dos tempos.

A revista Super Interessante está cada dia mais caracterizada por esta coisa de novidade a cada segundo. Como se fosse necessário perceber-se o espírito de uma época e dar a ele o que ele deseja. Portanto, se estamos num período em que as pessoas jovens querem cores berrantes, entreguem-lhes cores berrantes... se querem infográficos explodindo loucamente sobre as páginas da revista, enfiem explosões de letras e imagens ali.

Mesmo sob o risco de que publicidade e reportagens comecem a se confundir. A Petrobras paga a revista para que ela faça sua publicidade, ou para que se faça uma reportagem sobre as técnicas de Primeiro Mundo que ela desenvolve ? Quando o Ministério das Minas e Energia faz uma ode ao combustível nuclear, isso é jornalismo científico ou propaganda de um produto ?

Não quero aqui ser um policial de palavras e idéias... correndo atrás de erros e acertos de revistas para jovens. Mas já faz algum tempo que não me sinto confortável em ler aquelas revistas. Os jovens de todo o país são tão iguais assim para que as revistas sejam tão parecidas ?

Aliás, fico com uma pulga atrás da orelha, imaginando se as revistas querem se adaptar aos jovens, ou se são elas que empurram os jovens para que se adaptem às suas idéias e às de seus editores e proprietários.

Não é possível, por exemplo, ficar satisfeito em ver apenas brancos numa revista brasileira. Mas é isso que se vê na mesma Super Interessante desse mês. Não, não... não é bem assim, há dois negros sim... Na propaganda (essa parece ser propaganda mesmo), em página dupla, da revista Veja (argh !!!), há dois negros em cartazes segurados por um claro futuro leitor da Veja (branquinho, limpinho e com cara de inteligente). Os negros, ao contrário, são pobres... um sujo de dar dó, comendo em alguma barraca montada num desses cafundós dos judas. O outro comendo um macarrãozinho com carne de soja, provavelmente em alguma dessas escolas municipais de periferia, onde não se aprende nem a escrever (mas se aprende a ser disciplinado).

Na matéria principal (sobre a personalidade) são seis branquinhos, sorridentes, pulando ou fazendo cara de idiota. Mas são apenas seis brancos. Infelizmente, nem na propaganda (ou reportagem) da Negresco aparecem negros (tsc, tsc, tsc)...

Acho que por hoje já escrevi um bocado...

5 comentários:

Anônimo disse...

Parece que as revistas para jovens foram alcançadas pelo chamado "pensamento único" que a muito tempo vem dominando a nossa imprensa. Cada vez mais os nossos meios de comunicação estão prontos a falar sobre qualquer coisa desde que sejam pagos para isso. Pior ainda é ver revista que trazem coisas modernas e até mesmo futuristas como a Super Interessante perpetuando velhos preconceitos em suas páginas.

Anônimo disse...

Toda comunicação a serviço do sistema capitalista é um produto a procura de compradores (consumidores).
Consumidores existem para o consumo, independentemente da qualidade do produto a ser consumido.
Empresas pesquisam tendências e aprimoram produtos para que seus consumidores pareçam sempre swatisfeitos e aptos a condumirem muito mais.
Assim se comportam também as empresas de comunicação e seus respectivos serviços e produtos.

Anônimo disse...

Oi, meu amigo,
Homem, mais uma vez, meus parabéns...tá que tá escrevendo, hein???!!! Objetivo, dose de humor sem ser chato, texto rico e fácil de compreender...: se você já escrevia muito, tá cada dia mais encantador!!!
Já não posso dizer o mesmo sobre as revistinhas jovens; mas é aquela história: "vamo pasteurizar que se ganha mais com menos trabalho"...; faltando tutano que só se consegue com educação, leitura, buscar conhecimento...; mas quem é que quer perder tempo com isso????
Vamo torcer pra que melhore...Continuo otimista...
Um cheiro da amiga e admiradora que te adora,
Jeruza

Anônimo disse...

curto & grosso:
meios de comunicação e e o mundo virtualmente colorido dos 'aborrescentes'...
o velho questionamento: ovo ou a galinha????
eu, particularmente opto pela galinha, pois não tenho tesão para esperar o ovo 'ESTRELAR'

TAVARES

O Cidadão do Mundo disse...

Porra nem fala...
Eles sempre estão reforcando os conceitos.Conceitos estes que os sustentam...
Sempre dizendo nas entrelinhas não, (isso é discurso panfletário de movimento Negro autoritário - se é que se pode considerar como movimento).
Tá na cara,*R A C I S M O*.
"apenas um olhar e diz tudo que eu quero saber".Insistindo, empurrando querendo que nós fiquemos no mesmo lugar de antes...FODAM-SE!...Não seremos mais a cana esmagada no engenho desde muito tempo...

Arquivo do blog

Informações sobre o Blog